Quem somos

A história da Riclan tem início na década de 40, quando Dona Irene Teixeira começou a fabricar balas em sua própria casa e vendê-las na estação ferroviária para os passageiros da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Devido ao grande sucesso das balas, Dona Irene fundou a IG Teixeira e vários funcionários foram contratados. Em 1963 a fábrica recebeu novos investimentos, iniciou a fabricação de pirulitos e passou a se chamar Fábrica de Balas São João. Nesse período nosso sabor já se espalhava por todo o Brasil com a produção de 1,5 tonelada de produtos por dia.

A estratégia adotada pela empresa para conquistar novos mercados e oferecer produtos de qualidade, fez com que em 1973 uma moderna fábrica com 30.000m2 fosse inaugurada. A partir daí o mundo passou a conhecer o delicioso sabor dos produtos São João.

Desde aquela época a Fábrica já procurava levar aos consumidores produtos modernos e de qualidade. Em 1978 começou a produzir chicles de bola. Nasceu então a marca Buzzy, que ainda hoje é um grande sucesso e é encontrada com diferentes e divertidas figurinhas.

Com a necessidade de oferecer produtos ainda mais modernos e diferenciados, em 1985 a fábrica adquiriu equipamentos de última geração e entrou no mercado de Drops com a marca Freegells. Além disso a fábrica revolucionou o mercado lançando a primeira bala mentolada do Brasil e foi novamente pioneira ao lançar a bala mentolada com figurinhas.

Após tantos investimentos em tecnologia, em 2000 uma nova postura foi adotada para atualizar e consolidar a imagem corporativa da empresa, que então passou a se chamar Riclan S.A.

A Riclan é pioneira em licenciamentos, lançando produtos modernos com personagens do momento e que fazem o maior sucesso junto ao seu público. Também é dona de marcas que comprovam a qualidade da empresa, como Freegells, Buzzy, Pocket, Pop Mania, Gomutcho, Energy Mix e TNT. Hoje a fábrica produz 240 toneladas de produtos por dia, que são distribuídos para todo o território nacional e mais de 80 países como Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, China, Austrália, México e Argentina.

Em 2003 foi adquirida uma área de 200.000m2, também em Rio Claro, onde foi instalado um moderno centro de distribuição. A qualidade das matérias primas utilizadas, a atualização e modernização constante do parque industrial e o treinamento e especialização dos funcionários, permitem à Riclan ocupar uma posição de destaque nos cenários nacional e internacional, sendo hoje considerada uma das empresas mais inovadoras no segmento de candies.